Papo Literário

Visualização por:     Lista Tabela

No Papo Literário estão reunidas conversas com autores, tradutores e pesquisadores, sobre os mais diversos livros e assuntos!

  Assista 37 vídeo(s)

Programa 

Pesquisar 

Ordem 

2min 48segs

As Melhores Histórias da Mitologia Chinesa contém, além de fascinantes e misteriosas aventuras, a milenar espinha dorsal da civilização oriental. Ao folhear estas páginas, você encontrará as principais raízes dos mitos antigos, que se originaram a partir do movimento dos Cinco Elementos da Natureza: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. As versões quanto à procedência deste incomparável mundo são múltiplas e se alternam de acordo com os locais e mesmo as etnias que as propagaram. Confira a entrevista com a autora Carmen Seganfredo.

6min 8segs

Um dos nomes de referência em cirurgia torácica, responsável pelo primeiro transplante de pulmão da América Latina, o Dr. Camargo se depara todos os dias com dramas de difícil solução. Mas se as doenças se repetem, os pacientes são sempre diferentes, e suas histórias, de emocionar. Com uma escrita primorosa, Camargo recupera aquilo que jamais deveria ter sido deixado de lado pela medicina, o fator humano. A Tristeza pode esperar é um livro de relatos que tocam o fundo da alma, em passagens que nos fazem rir e chorar. Confira a entrevista exclusiva com o médico e escritor J. J. Camargo.

5min 9segs

O poeta gaúcho Armindo Trevisan apresenta seu novo livro de poesia: Adega Imaginária. Completando um ciclo poético de quase meio século que se iniciou com A surpresa de ser, em 1967, o escritor festeja com este livro seus 80 anos, mas quem recebe o presente é o leitor. Na primeira parte, os amantes se entregam a diversos prazeres, como o do vinho. Entre um gole e outro, o homem e a mulher veem a razão evaporar, perdidos na embriaguez dos sentimentos. Inspirado pelos mais inspiradores versos de amor já compostos, incluindo os de Camões e de Drummond, Trevisan convida todos a adentrarem sua Adega imaginária, nas suas palavras, "um canto jubiloso ao corpo e à alma".

2min 4segs

O poeta gaúcho Armindo Trevisan apresenta seu novo livro de poesia: Adega Imaginária. Completando um ciclo poético de quase meio século que se iniciou com A surpresa de ser, em 1967, o escritor festeja com este livro seus 80 anos, mas quem recebe o presente é o leitor. Na primeira parte, os amantes se entregam a diversos prazeres, como o do vinho. Entre um gole e outro, o homem e a mulher veem a razão evaporar, perdidos na embriaguez dos sentimentos. Inspirado pelos mais inspiradores versos de amor já compostos, incluindo os de Camões e de Drummond, Trevisan convida todos a adentrarem sua Adega imaginária, nas suas palavras, "um canto jubiloso ao corpo e à alma".

18min 11segs

Jango: a vida e a morte no exílio é o novo livro de Juremir Machado. Em entrevista exclusiva, o autor comenta sua obra e as suspeitas de assassinato do ex-presidente. Quem são os uruguaios Foch Diaz e Mario Neira Barreiro, envolvidos nas denúncias? João Goulart teria sido um presidente fraco ou um herói reformista no tempo errado, derrubado do poder para que não melhorasse o Brasil "cedo" demais? Como quando e onde surgiu a tese do assassinato de Jango? Confira a entrevista exclusiva!

0min 0segs

A jornalista e escritora Lilian Dreyer fala sobre as principais idéias de José Lutzenberger, que estão em livros reeditados pela L&PM: "Manual de Ecologia - do jardim ao poder", em dois volumes, e "Crítica ecológica do pensamento econômico". Confira a entrevista exclusiva e conheça este grande ecologista!

3min 55segs

Em 1970, o desenhista Edgar Vasques se propôs a criar um personagem que tivesse a cara do Brasil: miserável, esfomeado, marginalizado, pobre e desempregado, que vivia dentro de uma lata de lixo. A primeira aparição de Rango foi na revista Grilus, a revista do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde Vasques então estudava. A partir de 1973, Rango estava no Pasquim e na Folha da Manhã. Fazendo parte do boom de humor da década de 70, simbolizou a resistência à ditadura militar. Confira a fala do cartunista a respeito de Rango.

5min 34segs

Caio Riter é escritor, professor e leitor apaixonado por Literatura Policial. Confira a entrevista exclusiva sobre esse gênero fascinante e saiba mais sobre os grandes autores e personagens desse universo!

5min 29segs

Giovanna publicou em seu canal a resenha do livro Kill all Enemies! Confira o comentário da colunista e repórter de moda e beleza do site da Capricho!

2min 16segs

Confira a entrevista com o autor de Kill all Enemies! O livro chega às livrarias a partir de 12 de março. O escritor britânico Melvin Burgess vai autografar o lançamento em São Paulo, dia 14 de março, às 18h30min, na Livraria da Vila Lorena. Confira! Entrevista original: Behind the bookshelf & Yada Yada Productions Legendas: Guilherme da Silva Braga

4min 22segs

Em entrevista exclusiva para a WebTV via Skype, o tradutor Petê Rissatti fala da grande personalidade de Liu Xiaobo, sua história e sua obra. Prêmio Nobel da Paz de 2010, Liu é crítico proeminente do governo chinês e um dos escritores e pensadores mais influentes do país. Mas até pouco tempo atrás, quase nada de sua obra era acessível ao público ocidental. Confira a entrevista com o tradutor do livro Não tenho inimigos, desconheço o ódio e descubra uma China que o ocidente não conhece, agora finalmente acessível aos leitores de todo o mundo.

7min 10segs

A Revolução Francesa de 1789 proclamou os princípios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e marcou o início da Idade Contemporânea. O professor de história Voltaire Schilling explica tudo sobre esse grande episódio e comenta suas controvérsias e consequências na humanidade. Saiba tudo sobre a Revolução Francesa!

12min 18segs

Assista o relato do professor de literatura Daniel Weller, a respeito de sua experiência com a coleção É só o começo, que reúne adaptações de clássicos da literatura. Confira as dicas de como trabalhar grandes títulos na escola e motivar o aluno de ensino fundamental a se tornar um grande leitor!

0min 0segs

Luiz Antonio de Assis Brasil fala sobre o romance baseado em personalidades reais. Quando o naturalista Aimé Bonpland conhece Alexander von Humboldt, não imagina o destino que terá. A viagem que empreendem às Américas é decisiva para o moderno conhecimento do mundo. Mas enquanto Humboldt retorna para a Europa atrás de notoriedade, Bonpland busca um rumo diferente. Confira a entrevista!

0min 0segs

Escrito pela Dra. Ana Hartmann e pelo Dr. Lucchese, Desembarcando o Alzheimer é um guia prático para a convivência de pessoas com Alzheimer. Confira a entrevista com os autores e entenda mais sobre a doença!

0min 0segs

Desembarcando o Alzheimer é mais um livro da Coleção L&PM Pocket Saúde. Escrito pela Dra. Ana Hartmann e pelo Dr. Lucchese, é um guia prático para a convivência de pessoas com Alzheimer. Confira a entrevista com os autores e entenda mais sobre a doença!

0min 0segs

Reunindo textos publicados a partir de 2000 no jornal Correio do Povo (RS), A Orquídea e o Serial Killer revela as múltiplas facetas do olhar do autor. Nesta entrevista, Juremir Machado fala sobre a ironia como seu estilo de escrita: a partir da "Teoria do Desencobrimento", o colunista pretende passar importantes mensagens através da ironia. Saiba mais!

3min 30segs

Pedaços de um caderno manchado de vinho chega agora em versão Pocket. O livro é uma vigorosa e abrangente seleção de textos do Bukowski - que, em sua maioria, ficaram restritos à publicação original em jornais independentes, periódicos literários e até revistas pornôs. O tradutor Pedro Gonzaga conta o que há por trás da obra bukowskiana e revela o que podemos esperar deste livro!

2min 53segs

Como jornalista e cronista, Claudia Laitano tem o dom de discorrer sobre música, filmes, livros e fenômenos culturais. Nesta reunião de crônicas, o leitor terá o melhor de dois mundos: por um lado, o prazer do texto delicioso, e, por outro, as utilíssimas e deleitáveis dicas dessa atenta devoradora cultural. Incremente sua lista de títulos para ler, filmes para ver e músicas para ouvir antes de morrer!

2min 53segs

David Coimbra elaborou um instigante panorama sobre a constituição da humanidade que permite saborear a História sob um ângulo diferente: dos povos do Oriente Médio, o autor dá um salto no tempo para Napoleão – passando por Homero, Megan Fox e Dilma Rousseff – e retornando para o Antigo Egito, onde grande parte da consciência do homem ocidental foi urdida. Confira a entrevista exclusiva com David Coimbra!

1   2

 
 

Home    Quem Somos    Notícias    Mapa do Site    Fale Conosco    Podcast L&PM

 

Rua Comendador Coruja, 314 - Fone: (51) 3225.5777 - Fax: (51) 3221.5380 - Porto Alegre/RS - CEP 90220-180
Rua Barra do Tibaji, 354 - Fone: (11) 3578.6606 - São Paulo/SP – CEP 01128-000

Powered by CIS Manager   Desenvolvido por Construtiva